13/04/2021

VÍDEO - Oficina Virtual de Máscaras Ibéricas com Bartolomeu Conceição dos Anjos - Parte 1


Quer aprender a produzir suas próprias máscaras? 

👉 Na oficina, Bartolomeu Conceição, mais conhecido como Memeu Barbudo, ensina o passo a passo para a construção das máscaras ibéricas. A atividade é gratuita e para todos! E o melhor é que você pode acompanhar tudo de casa, com segurança!

🎭 As máscaras ibéricas são aquelas máscaras tradicionais de papel machê. Têm referências nas máscaras típicas de Portugal e Espanha, mas que encontraram em nossa cultura novas formas de expressão e também novos símbolos.

🔸Bartolomeu faz máscaras há mais de trinta anos para o Carnaval de Maragojipe. Ele aprendeu a técnica ainda menino, com o seu avô. “Ele foi embora e eu fiquei no lugar dele fazendo máscaras até hoje. E até hoje, só quem faz esse tipo de máscara na cidade sou eu”. Carnavalesco assumido, o artesão faz fantasias para sair durante os três dias de festa, também confecciona as máscaras de chifres de pano e produz peças para vários grupos de Maragojipe, como o Bloco das Almas, e também de outras cidades.

▶️disponível em nosso canal no Youtube @CarnavalMaragojipe https://youtu.be/nxC6drAZhTE

O Carnaval Virtual de Maragojipe é uma realização do Grupo Cultural Samba de Roda Samba de Maragogó/Projeto A Essência viva dos antigos carnavais. Conta com apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural –IPAC (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

#IPAC #Salvaguardapatrimonioimaterial #SecultBa #Culturaquemovimenta #LeiAldirBlancBahia #ProgramaAldirBlanc #culturabrasileira #cultura #culturapopular #bahia #maragojipe #carnavaldabahia #carnavalmaragojipe
Compartilhe:

Copyright © MARAGOJIPE CIRCULANDO COM O SAMBA DE RODA E OS MASCARADOS ANO III | Powered by
by SimpleWpThemes | by NewBloggerThemes.com